No ano letivo anterior, os alunos do Pré-escolar, tiveram contato com componentes eletrónicos/ arduino. Conheceram diferentes objetos elétricos, diferentes tipos de pilhas, aprenderam a diferenciação e significação dos fios condutores: vermelho ( carga positiva) e preto (carga negativa) e posteriormente fizeram ligações básicas e simples. Após, estes conhecimentos, foram feitas diferentes e simples ligações eletrónicas, nas prendas para o "Dia do Pai". De acrescentar, que tivemos a colaboração de algumas empresas do município, a Brose e a Interecycling, que nos facultaram alguns componentes simples de eletrónica. Deste modo, como prometido, foram doadas lembrancinhas eletrónicas, como forma de agradecimento pela disponibilidade das referidas empresas.
As mais visitadas
Aprender com robôs - DOC
Exploração de tapetes transcurriculares com representação de letras, animais, cores, itinerários e serviços. As crianças programaram o robô “DOC”, com base em cartões com o desenho de setas direcionais, no apoio ao ensino do controlo e linguagem direcional (frente, trás, direita e esquerda), para o desenvolvimento do pensamento computacional. Desta forma, as crianças aprenderam e/ ou consolidaram conteúdos curriculares, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento lógico, da autonomia, da capacidade de observação e na promoção do relacionamento com os outros. Enquanto programam divertem-se, criam uma ligação afetiva com os robôs, ajudam-se uns aos outros e aprendem conteúdos para a vida.
“A Criar com Scratch!”
Crianças do ensino Pré-escolar do concelho de Tondela, nomeadamente, dos Jardins de Infância de São Miguel de Outeiro e Molelos venceram o concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”, na edição de 2020, com o tema "A nossa galáxia: a via Láctea", que é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O Jardim de Infância de São Miguel do Outeiro ficou em 1.º lugar e o Jardim de Infância de Molelos no 2.º lugar no concurso. O projeto esteve sob orientação da professora de Robótica, Patrícia Marques, onde foram convidados a participar os alunos mais velhos dos Jardins de Infância, anteriormente referidos, com a colaboração das respetivas Educadoras, estand...
Sempre bom as empresas locais estarem envolvidas desde cedo nestes processos de inovação tecnológica.
ResponderEliminar