“A Criar com Scratch!”






Crianças do ensino Pré-escolar do concelho de Tondela, nomeadamente, dos Jardins de Infância de São Miguel de Outeiro e Molelos venceram o concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”, na edição de 2020, com o tema "A nossa galáxia: a via Láctea", que é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O Jardim de Infância de São Miguel do Outeiro ficou em 1.º lugar e o Jardim de Infância de Molelos no 2.º lugar no concurso. O projeto esteve sob orientação da professora de Robótica, Patrícia Marques, onde foram convidados a participar os alunos mais velhos dos Jardins de Infância, anteriormente referidos, com a colaboração das respetivas Educadoras, estando todos de parabéns pela participação, empenho e dedicação ao projeto.
Os objetivos definidos para o projeto foram os seguintes: 

  • Promover a integração de tecnologias digitais no desenvolvimento da literacia digital;
  • Fomentar o desenvolvimento de competências de programação e de resolução de problemas;
  • Estimular a memória, a atenção e o raciocínio lógico;
  • Promover a criatividade;
  • Promover a interdisciplinaridade;
  • Divulgar e partilhar, com a comunidade educativa, recursos educativos desenvolvidos nas escolas.

Quando programam, as crianças, divertem-se, aprendem, dedicam-se e estão motivadas, sendo confrontadas e desafiadas a encontrar soluções para problemas. Assim, de uma forma muito mais positiva, desenvolveram competências cognitivas, o pensamento computacional, a criatividade, a concentração, a persistência e a resolução de problemas - as chamadas “soft Skills”, sempre num sentido de organização e trabalho de equipa, usando a programação e a tecnologia para resolver problemas do seu quotidiano. É evidente que a escola não pode ignorar este desafio, as competências digitais são da máxima importância como elementos transversais na formação dos jovens, numa altura em que se promove o sucesso escolar e se lançam as aprendizagens essenciais e um novo currículo na área das TIC.

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