Em tempos de Pandemia
Devido à pandemia do COVID 19, no 3.º
período as aulas tiveram de ser adaptadas a essa nova realidade, centraram-se
no auxílio aos alunos, foram concretizadas por via síncrona e assíncrona com o
apoio às tecnologias e utilização de software para a realização dos trabalhos à
distância.
Os
alunos foram inscritos numa plataforma colaborativa “MeWe",
à qual aderiram com interesse, onde eram lançados desafios e atividades lúdicas/educativas,
dos quais se obteve um bom feedback. Para saberem como fazer as inscrições e usar
com segurança a plataforma foram criados tutoriais de ajuda. Nessa plataforma
os alunos tinham um espaço de conversação e partilha, onde regularmente
conversavam uns com os outros e, dessa forma, iam mantendo a “proximidade”
possível, dadas as circunstâncias, o que também os ajudou a estarem mais
“próximos”.
Os
contatos com os alunos continuaram de forma síncrona (vídeoaulas com o “Google meet”) e assíncrona (“email”,
plataforma “MeWe” e “Youtube”), foram abordados diferentes temas como: a construção
de robôs com materiais recicláveis; o correio eletrónico/ “email”; o
processador de texto “Word” e a aplicação “Paint”, do sistema operacional
Windows, da Microsoft. Na aplicação “Paint” para além de aprenderem a utilizar
corretamente as ferramentas da aplicação, aprenderam ainda a fazer colagens e
fotomontagens. Após todas estas aprendizagens os alunos foram desafiados a
concretizar e aplicar as ferramentas que aprenderam num trabalho livre à
escolha. Para puderem rever os conteúdos abordados, foram-lhes enviados
tutoriais sobre os temas, a consultar no canal do “Youtube”.
Na plataforma colaborativa “MeWe”, eram
lançados com frequência outros assuntos e/ou desafios para entretenimento, de
apoio ao estudo ou para ocupar o tempo.
Todos os conteúdos abordados serviram
essencialmente de apoio às atividades a realizar para todas as áreas
disciplinares ou não disciplinares, uma vez que se verificaram muitas lacunas
na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) pelos
alunos, servindo como um meio facilitador e de ligação à distância entre todas
as áreas.
Apesar
do ensino não ser presencial e os alunos não estarem acostumados ao ensino à
distância, as vídeoaulas decorreram muito bem, sem qualquer percalço. Uma vez
que se tratava de uma AEC, os alunos não eram obrigados a assistir às
vídeoaulas ou a fazer os desafios propostos, no entanto á que ressalvar que a
maioria dos alunos aparecia e participavam sempre que solicitados, o que
demonstrou interesse não só deles, mas também dos encarregados de educação em
frequentar e aprender a utilizar as ferramentas digitais. Nesta situação o
importante era que a disciplina pudesse servir de apoio às restantes áreas
disciplinares, o que se veio a verificar pelo feedback tanto dos alunos, como
dos restantes intervenientes no processo ensino/aprendizagem.

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