Em tempos de Pandemia



Devido à pandemia do COVID 19, no 3.º período as aulas tiveram de ser adaptadas a essa nova realidade, centraram-se no auxílio aos alunos, foram concretizadas por via síncrona e assíncrona com o apoio às tecnologias e utilização de software para a realização dos trabalhos à distância.

Os alunos foram inscritos numa plataforma colaborativa “MeWe", à qual aderiram com interesse, onde eram lançados desafios e atividades lúdicas/educativas, dos quais se obteve um bom feedback. Para saberem como fazer as inscrições e usar com segurança a plataforma foram criados tutoriais de ajuda. Nessa plataforma os alunos tinham um espaço de conversação e partilha, onde regularmente conversavam uns com os outros e, dessa forma, iam mantendo a “proximidade” possível, dadas as circunstâncias, o que também os ajudou a estarem mais “próximos”.

Os contatos com os alunos continuaram de forma síncrona (vídeoaulas com o  “Google meet”) e assíncrona (“email”, plataforma “MeWe” e “Youtube”), foram abordados diferentes temas como: a construção de robôs com materiais recicláveis; o correio eletrónico/ “email”; o processador de texto “Word” e a aplicação “Paint”, do sistema operacional Windows, da Microsoft. Na aplicação “Paint” para além de aprenderem a utilizar corretamente as ferramentas da aplicação, aprenderam ainda a fazer colagens e fotomontagens. Após todas estas aprendizagens os alunos foram desafiados a concretizar e aplicar as ferramentas que aprenderam num trabalho livre à escolha. Para puderem rever os conteúdos abordados, foram-lhes enviados tutoriais sobre os temas, a consultar no canal do “Youtube”.

Na plataforma colaborativa “MeWe”, eram lançados com frequência outros assuntos e/ou desafios para entretenimento, de apoio ao estudo ou para ocupar o tempo.

Todos os conteúdos abordados serviram essencialmente de apoio às atividades a realizar para todas as áreas disciplinares ou não disciplinares, uma vez que se verificaram muitas lacunas na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) pelos alunos, servindo como um meio facilitador e de ligação à distância entre todas as áreas.

Apesar do ensino não ser presencial e os alunos não estarem acostumados ao ensino à distância, as vídeoaulas decorreram muito bem, sem qualquer percalço. Uma vez que se tratava de uma AEC, os alunos não eram obrigados a assistir às vídeoaulas ou a fazer os desafios propostos, no entanto á que ressalvar que a maioria dos alunos aparecia e participavam sempre que solicitados, o que demonstrou interesse não só deles, mas também dos encarregados de educação em frequentar e aprender a utilizar as ferramentas digitais. Nesta situação o importante era que a disciplina pudesse servir de apoio às restantes áreas disciplinares, o que se veio a verificar pelo feedback tanto dos alunos, como dos restantes intervenientes no processo ensino/aprendizagem.


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